Guga Stroeter

Nesta página estão o currículo de Guga Stroeter e a transcrição de uma entrevista para o

MIS - Museu da Imagem e do Som em São Paulo.

Na entrevista, Guga desenvolve temas relativos à história de sua carreira artística e suas convicções estéticas.

Currículo

Músico, Diretor e Produtor Musical

Gustavo Cerqueira Stroeter nasceu em São Paulo, SP, em 15 de outubro de 1960.

Estudou harmonia com Nelson Aires e Edgar Poças, e percussão com John Boudler.

Foi bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1981 e 1982, cursando as cadeiras de Jazz, Improvisação e Prática de Banda.

Em 1983, participou da fundação do Grupo Sossega Leão, incluindo três composições suas na gravação do único disco da orquestra, lançado em 1985 pelo selo Continental.

Paralelamente, como instrumentista, fez gravações de trilhas e discos com Arrigo Barnabé, Patrício Bisso, entre outros.

Em 1987, participou da montagem de "Nijinsky", espetáculo teatral de Naum Alves de Souza.

Em maio desse mesmo ano, montou, com ex-colegas de escola, o quinteto de jazz Nouvelle Cuisine, que recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Revelação do Ano categoria Música Popular.

Foi o criador e fundador da Orquestra Heartbreakers que, em outubro de 1987, estreou seu repertório de jazz sob sua produção e direção musical.

Nesse ano, graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Durante o curso, desenvolveu grupos de estudos paralelos à faculdade, onde aprofundou a leitura de "Ser e Tempo" de Martin Heiddegger, com a professora Elza Oliveira Dias; cursou "A Fenomenologia das Emoções", com João Augusto Pompéia, e "Hermenêutica e Psicanálise segundo Paul Ricoeur", com Nichan Derkeshkian.

Em 1988, gravou o disco "Nouvelle Cuisine" pelo selo WEA, o mais vendido do gênero jazz no mercado fonográfico.

Nesse ano, com o grupo Nouvelle Cuisine, participou da gravação do disco e do vídeo de lançamento da cantora Marisa Monte.

Ainda em 1988, a Orquestra Heartbreakers montou, com José Possi Neto, o musical "Emoções Baratas", sucesso de público e crítica, que permaneceu dois anos em cartaz com casa lotada. Este espetáculo teve direção musical da Orquestra Heartbreakers e seleção de repertório de Guga Stroeter e George Freire.

Em 1989, a Orquestra Heartbreakers gravou seu primeiro disco, "Ellingtonia", pelo selo Eldorado, com as participações de Zizi Possi, Misty e Carlos Fernando.

Nesse mesmo ano, na entrega do Prêmio Sharp, Guga Stroeter coordenou a participação da Orquestra Heartbreakers que acompanhou, entre outros, Dorival Caymmi, Elizeth Cardoso, Marília Pera, Alcione e Joanna.

Na noite de entrega do Prêmio Sharp de 1990, a Orquestra Heartbreakers acompanhou Fagner, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e Elba Ramalho, entre outros.

A Orquestra Heartbreakers inaugurou, em maio de 1990, as domingueiras dançantes na Danceteria Aeroanta, permanecendo em cartaz por um ano e meio com seu repertório de jazz e salsa.

Em 1990, o Nouvelle Cuisine fez shows pelo Brasil e trabalhou em projeto conjunto com a Orquestra Experimental de Repertório sob a regência do maestro Jamil Maluf.

No segundo semestre do ano de 1991, participou do musical humorístico "Saral Siberiano", dirigido e estrelado por Patricio Bisso.

Simultaneamente, tendo como produtor Oscar Castro Neves, o Nouvelle Cuisine gravou o seu segundo disco, "Slow Food", pelo selo WEA, com a participação de Gal Costa e tendo no repertório a canção "Luzes", composta por Caetano Veloso especialmente para a ocasião.

Também em 1991, a Orquestra Heartbreakers gravou o disco "Blen Blen Club", pelo selo Eldorado, posteriormente lançado nos EUA e Europa. Neste disco, Guga Stroeter assina a autoria de cinco das doze faixas, além da co-autoria de outras três com Matias Capovilla; ambos dividem também a sua produção musical.

Em 1992, o grupo Nouvelle Cuisine recebeu o prêmio como Melhor Grupo de Música Popular. Recebe, também, prêmio da APCA na categoria Melhor Disco de MPB.

Também em 1992, a Orquestra Heartbreakers co-produziu, ao lado de José Possi Neto, o musical latino "Mucho Corazón", que permaneceu em cartaz por mais de seis meses sob a direção musical de Guga Stroeter.

No segundo semestre de 1992, a Orquestra Heartbreakers montou um novo repertório dançante para o Baile da Estudantina, no Bar Avenida, com música brasileira e latina.

A convite do Instituto Cubano de la Musica, realizou, com a Orquestra HB, sete apresentações em Cuba dentro do 1o. Festival Internacional Benny Moré, em setembro de 1993.

Desde sua estréia, os shows da Orquestra HB no Bar Avenida contaram com público ilustre e convidados especiais tais como Lisa Minelle, Milton Nascimento, Gonzalo Rubalcaba, Andy Summers e Wynton Marsalis.

Em agosto de 1994, a convite de Guga Stroeter, o trompetista norte-americano Wynton Marsalis ministrou workshops e jam sessions com a Orquestra HB.

Em outubro de 1994 inaugurou, como um dos sócios, a casa noturna Blen Blen Club que apresentou em seus palcos, durante dois anos, shows da Orquestra HB com repertório latino e ritmos brasileiros, músicos estrangeiros consagrados, além de investir na descoberta de novos talentos nacionais como Chico César e os grupos Karnak e Mestre Ambrósio.

Com mais dois músicos da Orquestra HB, concebeu o programa "Latitude", posteriormente, "Argonautas" que por um ano, a partir de novembro de 1994, divulgou, na rádio Eldorado FM, as músicas mais representativas dos cinco continentes.

Em janeiro de 1995, tocando nossos ritmos, a Orquestra HB inaugurou a participação de brasileiros no Festival de Jazz de Barbados, no Caribe.

Em março desse ano, divulgou em seus shows o lançamento do CD "Salsa" da Orquestra HB, que acompanhou o exemplar da revista Áudio News, da Sigla Editora.

Também em 1995, participou das gravações das músicas "Meu Bloco na Rua", com Elba Ramalho, faixa incluída no disco de coletânea de Salsa, do selo Polygram; e "Mambo Canalha", de Rita Lee, incluída no seu disco lançado pelo selo Som Livre .

Em "Cauby Canta Sinatra", disco lançado pela Som Livre com a participação de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dionne Warwick, Daniela Mercury, Zizi Possi, João Bosco, Ney Matogrosso, trabalhou como arranjador e instrumentista.

Com o grupo Nouvelle Cuisine, lançou o CD "Novelhonovo" pelo selo Eldorado, realizando shows em São Paulo e em outros Estados a partir de novembro de 1995. Por esse trabalho, recebeu prêmio da APCA no ano seguinte.

Nesse mesmo período, acompanhou Caetano Veloso à marimba no show "Fina Estampa" com arranjos de Jacques Morelembaum.

A convite da Secretaria do Estado da Cultura, coordenou a programação popular do 27o Festival de Inverno de Campos do Jordão, trazendo para o evento músicos da América Latina e do Caribe, além de se apresentar com a Orquestra HB.

Gravou, com a Orquestra HB, o CD de ritmos brasileiros, "Hora do Brasil", lançado na Europa pelo selo União Lisboa.

Em setembro de 1996, no Festival de Dança de Lyon, mostrou os ritmos brasileiros com a Orquestra HB e os bailarinos do grupo de Carlinhos de Jesus. Seguiu em turnê por Lyon e Portugal.

Realizou, como crítico e repórter, a cobertura da versão 96 do Free Jazz Festival para o jornal Folha de S. Paulo.

Em março de 1997, no Blen Blen Club, recepcionou seus convidados na festa do lançamento simultâneo da vídeo-aula "Salsa e Axé", pela editora Três, e do CD "Salsa Brasileira", pela Polygram, estrelados pela Companhia Tribo de Dança e pela Orquestra HB, respectivamente.

Em junho do mesmo ano fez, com a Orquestra HB, novos arranjos musicais para a gravação do especial da MTV em homenagem ao Dia dos Namorados, o "MTV Romance", acompanhando Daniela Mercury, Baby do Brasil, Zélia Duncan, Paulinho Mosca, Tony Garrido, Daúde e Arnaldo Antunes, entre outros.

Em julho de 1997, a Orquestra HB recebeu duas indicações ao prêmio Sharp na categoria Popular: Melhor Grupo e Melhor Disco.

Guga Stroeter dividiu com o crítico de música Carlos Calado, a cobertura do Free Jazz Festival de 1997 para a Folha de S. Paulo, e com o músico e produtor João Marcelo Bôscoli, as reportagens desse evento para a TV Cultura.

Foi o curador de "A História do Jazz", realizado em outubro de 1997 no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, que se constituiu em: exposição de instrumentos musicais e painéis com fotos de jazzistas; concertos comentados com diversas orquestras de jazz, entre elas a Orquestra HB; mostra de filmes e documentários nacionais e internacionais com temas relacionados ao jazz.

A partir deste período, intensifica-se a sua colaboração para com a Folha de S. Paulo, escrevendo sobre personalidades musicais e suas obras, como Michel Legrand e Louis Armstrong, além de críticas sobre lançamentos de discos de artistas brasileiros.

Assinou a direção musical de "Batucada na Área", especial para a MTV levado ao ar em fevereiro de 1998, e que apresentou diversas composições com o tema "futebol" interpretadas por Chico César, Rita Lee, Otto, Jair Rodrigues, Fernanda Abreu, entre outros, acompanhados por instrumentistas como Guga Stroeter, Matias Capovilla, Swami Júnior, Christianne Neves, Ari Colares, etc.

Em maio desse ano, participou, junto ao grupo Nouvelle Cuisine e da cantora Marisa Monte, da comemoração dos dez anos do programa "Metrópolis", da TV Cultura, em transmissão ao vivo do Teatro Municipal de São Paulo.

No musical "Romance 98", homenagem da MTV ao Dia dos Namorados de 1998, participou instrumentista ao lado músicos como Marcelo Calderazzo, Edsel Gomes, Adriano Busko, Luca Raele, George Freire, reunidos sob sua direção musical para acompanhar os cantores Paula Toler, Alcione, Martinho da Vila, Falcão, Paulinho da Viola, entre outros, interpretando composições românticas.

Nesse mesmo mês, participou como instrumentista, junto à Orquestra HB, do concerto "An American Night", em parceria com a Orquestra Sinfônica Municipal e realizado no Teatro Municipal de São Paulo, sob a regência de Jamil Maluf. Tendo como solistas a soprano Cláudia Riccitelli e o cantor Carlos Fernando, o concerto combinou composições de George Gershwin e Duke Ellington.

Em junho e julho de 1998, participou, com a Orquestra HB, do projeto "Copa e Cozinha" realizado no SESC Pompéia, em São Paulo, sob direção artística de Fernando Faro. Reunindo música e futebol, a Orquestra HB acompanhou Paulinho da Viola, Jair Rodrigues, o grupo Vésper Vocal Feminino, Jerry Adriani, Zeca Baleiro e a dupla Sá & Guarabira que desfilaram os sucessos musicais da época das Copas de 1958 e 1970, introduzidos pelos comentários dos esportistas Pepe e Zé Maria.

Como colaborador da revista Bravo, realizou, para o exemplar de julho, matéria detalhada sobre o "Montreaux Jazz Festival 1998".

Nos meses de julho e agosto, realizou turnê em Portugal, divulgando, em Lisboa (Expo 98), na cidade do Porto, as músicas do CD "Hora do Brasil", lançado em 1996 pelo selo União Lisboa, além de reafirmar parcerias musicais com os artistas portugueses.

Como instrumentista, participou, em setembro de 1998, da gravação, ao vivo, do álbum "Rita Lee Acústico MTV", lançado pela Polygram. Integrando a banda da artista, seguiu em turnê pelo Brasil com o show acústico até o início do ano seguinte.

Em outubro desse ano, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, apresentou o projeto "Novo Canto", idealizado no Rio de Janeiro, e que, em dois shows sob sua direção musical, levou ao palco os novos talentos da MPB, introduzidos por bandas e artistas já consagrados como, por exemplo, Andréia Marques e o grupo Nouvelle Cuisine, Vanessa da Matta e Chico César, Luiz Tatit e Tom Zé, Edvaldo Santana e Arnaldo Antunes, respectivamente.

No final do mês, Guga Stroeter, como um dos sócios, inaugurou a casa noturna "Blen Blen Brasil", cujos ambientes decorados com objetos representativos da cultura popular, abrigam bar, lojinha de expositores do Mundo Mix, espaço para exposição de arte e salão com palco e pista de dança. Musicalmente, a casa investe na nova geração de artistas e na diversidade de estilos, passando pelo jazz, rock, funk, MPB, forró e ritmos caribenhos.

Em novembro de 1998, recepcionou, em sua casa, o trompetista norte-americano Wynton Marsalis acompanhado de alguns músicos de sua orquestra, a Lincoln Center Jazz Orchestra, em turnê no Brasil e que, reunidos a instrumentistas brasileiros, promoveu uma jam session.

Nesse mesmo mês, foi realizada, no auditório da Folha de S. Paulo, a primeira leitura em público da peça teatral infantil "Monstros Peludos", escrito em 1997 por Guga Stroeter. Participaram da leitura atores e amigos, como Walter Breda, Henrique Stroeter, Iara Vianna, tendo como diretor Marco Antônio Braz e acompanhamento musical da pianista e compositora Christianne Neves.

Em abril de 1999, inaugurando novo espaço na choperia do SESC Pompéia, em São Paulo, tocou em shows que abriram o evento "Prata da Casa", produzido por Sidney Secchini e que reuniu músicos que se projetaram a partir de apresentações nesse local na década de 80: com os companheiros da extinta banda Sossega Leão e com a Orquestra HB.

Nessa ocasião, teve na platéia e, posteriormente, em uma jam session em sua casa, os músicos cubanos do grupo Afro Cuban All Stars e mais Rubén Gonzalez, ambos se apresentando no Rio de Janeiro e em São Paulo no "Heineken Concerts 99".

No mês seguinte, participou, com o grupo Nouvelle Cuisine, do evento mensal "Contando Jazz", produzido e narrado por Lázaro de Oliveira na choperia do SESC Pompéia, com o show "Ritmos e Estilos de Duke Ellington", em comemoração ao centenário do nascimento do compositor.

Também em maio desse ano, montou uma nova banda com jovens instrumentistas como Webster Santos (guitarra, bandolim e violão), Felipe Lamoglia (sax tenor), Pepe Cisneros (teclado), Ari Colares (percussão), Edu Ribeiro (bateria), Daniel Alcântara (trompete), Sizão Machado (contrabaixo) e Guga Stroeter (vibrafone), além da vocalista Débora Reis, cujo repertório, ainda em formação, enfatiza a vocação vanguardista e polifônica paulistana através do samba, do baião, do choro, dos ritmos afro-cubanos, em composições de músicos tradicionais, de autores da nova geração e, principalmente, em composições próprias.

No mês de outubro de 1999, organizou, como diretor musical, mais uma edição do projeto "Novo Canto", realizado no auditório do SESC Vila Mariana, em São Paulo.

A partir desse ano, escreveu, semanalmente, críticas sobre os lançamentos fonográficos para a revista Isto É, além de prosseguir como colaborador da revista Bravo.

Para a entrega do prêmio VMB, promovido pela MTV, reeditou a Tropicália, atualizando o movimento que marcou o final da década de 60, com as participações de artistas como Tom Zé e Rita Lee.

A partir de outubro de 1999, supervisionou a montagem de sua peça "Monstros Peludos", contemplada com o prêmio de incentivo da Coca-Cola. Em cartaz até dezembro desse ano, ganhou, no início do ano seguinte, o prêmio Coca-Cola de Revelação em Teatro.

Encerrando o ano festivamente, ofereceu ao seu público do Avenida Club shows de sua banda com convidados especiais, como Dee Dee Bridgewater e Elza Soares.

Em junho de 2000, tendo como primeiro convidado o músico Milton Nascimento, deu abertura às apresentações semanais de sua orquestra, a HB Big Band, na casa noturna Blen Blen Brasil. Seus shows dançantes já contaram com as participações especiais de Chico César, Vanessa da Mata, Zé Renato, Toni Garrido, Jair Rodrigues, Carlinhos Brown e Wynton Marsalis, entre outros.

Quatro meses depois, no mesmo endereço, estreou temporada de dois meses de show semanais, com seu grupo Nouvelle apresentando músicas de seu novo disco, "Free Bossa", lançado pelo selo Ybrazil. Os show contaram com participações do Quinteto de Clarinetas Sujeito a Guincho, do grupo Nação Zumbi, da cantora e compositora Andrea Marquee, entre outros, em cenário especialmente produzido para esse evento.

Em novembro de 2000, foi denominado membro do Conselho Diretor da SAMIS (Sociedade dos Amigos do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo) dentro do Departamento Musical.

Ainda nesse ano, foi produtor musical do novo disco do músico João Suplicy.

No show "Crooner", do músico e amigo Milton Nascimento, além de instrumentista, participou da produção auxiliando na seleção dos cantores convidados.

Concluiu o roteiro do musical "Linda Vista", homenagem à música tradicional cubana.

Inscreveu seu musical "Acabou" na Lei de Incentivo do Ministério da Cultura.

Concluiu o curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural, na Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo, apresentando como trabalho de conclusão o projeto da Árvore Genealógica da Música Popular Brasileira, com desdobramento para o formato de pôster e site na Internet. Durante o período letivo, fez parte do grupo de estudos em Semiótica da Cultura, organizado pelo professor Norval Baitello.

Iniciando o ano de 2001, organizou as Noites Cubanas, no bar Buena Vista, incorporando ao seu grupo musical grandes nomes cubanos como Alfred Thompson (do grupo Irakere) e Yaniel Matos (diretor musical do grupo de Isaac Delgado).

Dentro do primeiro semestre deste ano, programou o lançamento de seu disco-solo pelo selo Trama, com a HB Big Band, a participação de rappers e presença de música eletrônica..

Já levou "Free Bossa", do grupo Nouvelle, para o mercado exterior - EUA, Europa e Japão, mas, especificamente para o mercado europeu, planejou a gravação de uma nova versão do disco com maior número de músicas brasileiras.

Entre outras atividades, está trabalhando no estabelecimento de uma ONG voltada para a integração de músicos jovens do eixo São Paulo - Salvador - Havana.

Em 2000 assinou contrato com a TRAMA e gravou seu primeiro álbum solo Guga Stroeter e HB Big Band em Salsa Samba Groove, produzido por Arto Lindsay, o álbum foi distribuído em todo mundo, EUA, Europa e Japão.

Concluiu o curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural, na Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo, apresentando como trabalho de conclusão o projeto da Árvore Genealógica da Música Popular Brasileira, com desdobramento para o formato de pôster e site na Internet. Durante o período letivo, fez parte do grupo de estudos em Semiótica da Cultura, organizado pelo professor Norval Baitello.

Em 2000, com a orquestra Heartbreakers faz o show de abertura da Mostra Internacional de cinema na Sala São Paulo.

Iniciando o ano de 2001, organizou as Noites Cubanas, no bar Buena Vista, no bairro paulistano de Vila Olímpia, incorporando ao seu grupo musical grandes nomes cubanos como Alfred Thompson (do grupo Irakere) e Yaniel Matos (diretor musical do grupo de Isaac Delgado).

Dentro do primeiro semestre deste ano, programou o lançamento de seu disco-solo pelo selo Trama, com a HB Big Band, a participação de rappers e presença de música eletrônica.

Já levou “Free Bossa”, do grupo Nouvelle, para o mercado exterior - EUA, Europa e Japão, mas, especificamente para o mercado europeu, planejou a gravação de uma nova versão do disco com maior número de músicas brasileiras.

Em colaboração com a Coordenadoria Especial da Juventude, dirigiu e produziu as apresentações das Novas Divas nos anos de 2001, 2002 e 2003, reunindo em cada ocasião dez novas cantoras da música brasileira com a orquestra Heartbreakers e o apadrinhamento de Elza Soares (2001 e 2002) e Jair Rodrigues (2003).

Ainda dentro da Semana Jovem (2001 e 2002) dirigiu e produziu a apresentação do projeto Jovens Instrumentistas, reunindo os novos talentos da música instrumental paulista. Em 2003 o projeto foi rebatizado como Eletrojam e agrupou as novas tendências da música experimetal multimídia.

Em agosto de 2001, participou do Festival Hip Hop Havana, tocando vibrafone ao lado do raper Xis e do Dj Nuts. Essa foi a primeira participação de um grupo de rap brasileiro em Cuba.

Produziu com Kassin e tocou vibrafone o cd Soy Rapero (2001), uma coletânea do novo rap cubano gravado nos estúdios de Pablo Milanês.

Gravou o especial Salsa Samba Groove para a TV Cultura (2001) com a participação de Simoninha, Camorra e coreografias de Ana Vitória.

Criou, produziu e dirigiu o Projeto Novas Parcerias no Museu da Imagem e do Som (2001), com a participação de personalidades femininas de diversos setores da sociedade e mulheres musicistas. Uma das canções especiais para o evento foi a parceria inédita de Rita Lee e Marta Suplicy.

Entre outras atividades, está trabalhando no estabelecimento de uma ONG voltada para a integração de músicos jovens do eixo São Paulo - Salvador - Havana.

Em 2001, é fundador e presidente da ONG Sambatá Música e Cultura, dedicada a promoção de encontros musicais entre Brasil e Cuba.

Em 2001 inicia a temporada das terças-feiras de música latina no restaurante Grazie a Dio, com a orquestra Heartbreakers.

No Free Jazz de 2001 lança o projeto de musica eletrônica Ellingtronia, tocando com a Dj Babybiro e o percussionista inglês Carl Smith (grupo Stomp).

Produtor, compositor, vibrafonista, articulista, dramaturgo, Guga Stroeter direciona seus interesses artísticos para a pluralidade de atuações que a música possibilita.

Em janeiro de 2002, a orquestra HB excursionou para Trancoso, Bahia, com as participações de Jairzinho, Simoninha e Elba Ramalho.

Realizou 3 apresentações em Paris (2002) com o projeto Free Bossa Remix uma releitura eletrônica do cd homônimo do Nouvelle. O concerto final aconteceu no carro de abertura da Techno Parade, no trio elétrico que percorreu toda Paris.

Apresenta-se no Free Jazz 2002, tendo como convidados João Suplicy, Beto Lee e Rappin Hood.

Em 2002, ingressa no curso de graduação Comunicação e Artes do Corpo na PUC-SP, com especialização em teatro.

Em 2002 participa da gravação dos cds de Domênico + 2, Arnaldo Antunes e da trilha do balé de Débora Colker.

O cd Soy Rapero foi lançado pelo selo Sambatá na programação do evento Agosto Negro, no SESC Pompéia, quando onze rapers cubanos visitaram pela primeira vez o Brasil para uma série de apresentações no Rio de Janeiro e São Paulo.

Em novembro de 2002 a canção Samba Primitivo do cd Nouvelle Free Bossa é lançada na compilação Novo Brasil Nova (França).

A faixa Raios Múltiplos do cd Salsa Samba Groove é incluída na coletânea Brazilian Drum’n Bass Classics pelo selo Sambaloco, EUA.

Inaugurou no bairro de Vila Madalena, SP, com o sócio italiano Maurizio Longobardi o BOP Bistrô eletrônico (julho 2003), O restaurante de gastronomia fusion food com pista de dança recebendo as novas tendências da música eletrônica.

Apresentou-se com a orquestra Heartbreakers no aniversário da prefeita Marta Suplicy e de Rui Falcão.

Em julho de 2003, trabalhou como produtor musical das gravações em Havana da cantora espanhola residente no Brasil, Montserrat. Para as gravações do cd Ainda te quero bolero, participaram artistas cubanos como Pablo Milanês, Pio Leiva (do filme Buena Vista Social Club), Roberto Carcaces, Amadito Valdez e Chucho Valdez.

A orquestra Heartbreakers realizou show de lançamento nacional da cerveja Nova Schin (2003), juntamente com Skank, Cláudio Zoli, Orquestra Imperial e Nando Reis. O show teve participação especial de Ivete Sangalo.

Coordenou como diretor musical e artístico o Novo Canto Manaus, em agosto de 2003.

Em outubro de 2003, é diretor musical do evento de lançamento da logomarca São Paulo 450 anos.

Em 2003 a trilha que Guga Stroeter, Dino Barioni e Pepe Cisneros compuseram e gravaram para o curta metragem O encontro de Marcos Jorge, recebe o prêmio de melhor música pra cinema no Festival de Cinema do Maranhão.

Em outubro de 2003, foi idealizador e curador do projeto Encontro Brasil e Cuba no século XXI, realizado no Espaço Cultural Banco do Brasil, recebendo os artistas cubanos Teresa Poledo (cantora do grupo folclórico nacional de Cuba), Cumbá (percussionista do grupo Sintesis), Aldo Rodrigues (violonista erudito) e Hernan Lopez Nussa (pianista de jazz latino).

Participa como co-diretor do longa metragem documentário Hip Hop Brasil Cuba EUA, com Kátia Lund. As filmagens aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro e Havana.

Como diretor artístico do selo Sambatá, grava e lança o álbum Ago (abril 2004) reunindo os cantos sagrados da tradição ioruba de Brasil e Cuba. Gravado em São Paulo e Havana, tem a participação da orquestra HB, do grupo folclórico Abaçaí e dos cantores e instrumentistas do Grupo Folclórico Nacional de Cuba.

Em fevereiro de 2004 lança o cd HB Tronix em The boys from Ipanema, produzido por Arto Lindsay. O cd recebe cotação máxima (4 estrelas) da Folha de São Paulo. Inicia temporada de lançamento do cd numa série de shows multimídia, com vídeo projeções de Dimitri Lee e coreografias de Peterson Costa, Melissa Bamonte e Nathalia Catharina.

Para o decorrer de 2004 prepara o lançamento do musical Baile Estelar, de sua autoria, do romance Maluco, da árvore genealógica da musica popular brasileira, dos cds Baile Estelar, Salsa no Grazie a Dio, Amor bongô, e o novo trabalho do Nouvelle. Ainda dentro das comemorações dos 450 anos de São Paulo, lançará o projeto Comitê Central das Orquestras Populares Revolucionárias.

 

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